Chamadas
INSS: prova de vida passará a ser no mês de aniversário em 2022
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma portaria no Diário Oficial e pensionistas Em 2022, a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai passar a considerar o mês de aniversário dos beneficiários para a atualização cadastral.
A prova de vida continua suspensa até o final de 2021 e o procedimento não é obrigatório até dezembro. O INSS não pode bloquear benefícios e nem o pagamento das aposentadorias.
Aqueles que não realizaram a prova de vida desde novembro de 2020, e não o fizerem até dezembro de 2021, deverão fazê-la no início de 2022 por um dos canais disponíveis: na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode utilizar os seguintes canais de atendimento: Meu INSS, site ou aplicativo, ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O que é a Prova de Vida do INSS?
A Prova de Vida do INSS é uma exigência para quem recebe um ou mais benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte. O objetivo é comprovar que a pessoa está viva e garantir o pagamento do benefício.
Em vigor desde 2012, a Prova de Vida do INSS deve ser realizada uma vez por ano para evitar fraudes e pagamento de benefícios de forma indevida. Quem não faz o procedimento tem o benefício automaticamente bloqueado.
Ela deve ser feita uma vez por ano pelos beneficiários do INSS. Para isso, o segurado deve ir ao banco em que recebe o pagamento e apresentar um documento de identificação com foto. Neste momento também é feita a revalidação da senha bancária.
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoQuando vai cair o quinto dia útil de dezembro de 2025?
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.