Sem categoria
Leasing: Como manter suas apurações e reconhecimentos em dia com as normas contábeis IFRS 16
Em qualquer segmento de mercado é comum haver contratos de arrendamento mercantil, também chamados de leasing. De acordo com as normas contábeis IFRS 16 e CPC 06, se enquadram neste tipo de operação contratos que transmitem ao locatário (arrendatário) o direito de controlar o uso de um ativo por um período de tempo em troca de contraprestações, podendo-se obter substancialmente todos os benefícios econômicos do uso nesse período. São comuns, por exemplo, na locação de equipamentos, maquinários e frotas veiculares.
Para garantir o compliance na mensuração e no reconhecimento dos contratos de arrendamento, é importante que a Contabilidade fique atenta aos critérios previstos nas normas IFRS 16 e CPC 06 e forneça controles e análises mais precisos e transparentes sobre os ativos e passivos relacionados a estes contratos. Isso porque o reconhecimento incorreto dos arrendamentos mercantis nas demonstrações financeiras da companhia pode levar a ressalvas e observações críticas em pareceres da auditoria, além de multas, ações legais e outros tipos de sanções.
As rotinas para apuração dos contratos de leasing, geralmente, requerem cálculos complexos e envolvem um alto volume de dados, portanto, são morosas e suscetíveis a falhas humanas quando executadas de forma manual. O risco de erros e, consequentemente, apurações imprecisas podem resultar em inconformidades regulatórias e demonstrações financeiras não fidedignas à realidade da companhia.
A Dattos, fundada em 2018 para automatizar fluxos de trabalho para análise de dados, lançou uma solução para otimizar essas rotinas dentro das áreas contábeis. Com a tecnologia, os cálculos referentes às operações de leasing dos arrendatários são automatizados, de acordo com os critérios exigidos nas normas contábeis, dados dos respectivos contratos e eventuais premissas personalizadas, apurando os valores a serem contabilizados mensalmente de forma prática e segura. Além disso, é possível definir prazos e responsáveis pelas atividades e fluxos digitais de revisão e aprovação dos valores apurados.
“Automatizar os cálculos dos contratos de arrendamento mercantil reduz atividades operacionais, minimiza erros e garante o reconhecimento adequado no balanço patrimonial, em conformidade com as normas contábeis IFRS 16 e CPC 06. Essa adequação favorece, ainda, a transparência das demonstrações financeiras para investidores e partes interessadas, já que, com cálculos 100% automatizados, há oportunidade de as equipes contábeis destinarem tempo de qualidade para fazer análise por contrato ou categoria de arrendamento”, explica Guilherme Pessoa, CEO da Dattos.
Assim, a tecnologia torna-se uma aliada indispensável para a correta gestão dos contratos de leasing, contribuindo para a integridade financeira das empresas e sua conformidade regulatória e beneficiando a governança corporativa e a transparência junto a investidores e partes interessadas.
-
Economia5 dias agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
Sem categoria6 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
INSS3 dias ago13º do INSS em novembro: veja quem recebe e as datas de pagamento
-
INSS5 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
MEI4 dias agoSuper MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil
-
Estudo e Educação4 dias agoEnem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova
-
Fique Sabendo5 dias agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma Tributária: Onde Estamos e o que o Contador Precisa Saber Agora

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.