Chamadas
Pagamento de FGTS em dia pode facilitar financiamento para empresas

Em Janeiro de 2018 foi publicada a Lei 13.805, que proíbe operações de financiamentos, concessão de dispensa de juros, multa ou correção monetária para empresa com débitos de FGTS.
A partir de agora para solicitar empréstimos e financiamentos, as empresas deverão apresentar a quitação dos débitos através do Certificado de Regularidade do FGTS, que é emitido pela Caixa Econômica Federal.
Essa lei aplica-se a todas as operações de financiamentos lastreadas em recursos públicos, como por exemplo o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Tesouro, Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Fundos Constitucionais, dentre outros.
A única exceção a essa regra é sobre as operações de crédito com a finalidade de saldar débitos do FGTS.
A medida visa diminuir a inadimplência desse tributo, a qual apresentou crescimento no último ano. De acordo com dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNT), houve um aumento nos valores que não foram depositados pelo empregador, com crescimento de 25% em 2018.
De acordo com dados da Procuradoria Geral da Fazenda (PGF), até meados de 2018, a dívida empresarial perfazia o montante de 27,8 bilhões.
A falta de pagamento do FGTS prejudica não somente o trabalhador, mas todo o país, pois parte da verba é utilizada em investimentos que beneficiam a sociedade e políticas de infraestrutura.
O governo está se modernizando e investindo em tecnologia da informação e fiscalização eletrônica para controlar a arrecadação.
O E-Social chegou para mudar a atuação dos fiscais, sendo assim, os dados informados nas declarações poderão ser cruzados facilmente. Inconformidades, erros de cálculo e falta de pagamentos serão identificados com facilidade.
Com essas medidas, as empresas em dívida com o FGTS, não perdem apenas a oportunidade de efetuar financiamento, mas sobretudo, correm o risco de serem autuadas.
A regularização desses débitos é importante para a boa saúde e continuidade da empresa.
Conteúdo via Régulus Contábil
-
Economia2 dias agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
Sem categoria4 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
INSS3 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
Fique Sabendo2 dias agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
MEI2 dias agoSuper MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil
-
MEI3 dias agoReceita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Estudo e Educação1 dia agoEnem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova
-
Fique Sabendo1 dia agoComo o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.