Fique Sabendo
Perse: prazo para se habilitar termina no próximo dia 2
As mudanças no Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) voltaram a ser debatidas após indícios de irregularidades apontados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O benefício, criado em 2021 para ajudar o setor de eventos afetado pela pandemia de Covid-19, tinha seu encerramento previsto para 2027.
O ministro buscou antecipar o fim do programa por meio de uma Medida Provisória. No entanto, ele agora afirma que pretende remover as menções ao Perse da MP e reorganizar suas regras por meio de um novo projeto de lei.
Além disso, a equipe econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva indicou uma perda de R$17 bilhões de receita. Contudo, esse valor foi contestado por diversos setores, indicando que o custo total do programa foi substancialmente inferior.
O benefício fiscal consiste na redução a 0% das alíquotas de tributos como PIS/Pasep, Cofins, CSLL e IRPJ sobre a receita e o resultado das empresas do setor de eventos.
Cronograma
• Período de Requerimento: 3 de junho a 2 de agosto de 2024.
• Manifestação da Receita Federal: Até 1º de setembro de 2024.
• Habilitação Tácita: Se não houver manifestação da Receita em 30 dias, a empresa será considerada habilitada.
Como Pedir Habilitação
O requerimento de habilitação deve ser feito exclusivamente pelo e-CAC, disponível no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/), mediante a apresentação dos atos constitutivos da empresa e outros documentos exigidos no formulário eletrônico.
A habilitação prévia é essencial para que as empresas possam usufruir do benefício fiscal, garantindo assim que não haja prejuízos às empresas habilitadas.
Para mais informações, acesse o site da Receita Federal ou consulte a Instrução Normativa RFB nº 2.195, de 23 de maio de 2024.
Novo projeto de lei para as mudanças no Perse
As mudanças no Perse serão discutidas em um novo projeto de lei, conforme anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante reunião no Congresso Nacional. O ministro anunciou que a MP 1202/2023 terá supressões nas menções ao programa. Enquanto isso, esse novo PL será elaborado para tratar das novas regras do benefício.
A equipe econômica do governo federal fará um estudo para identificar os setores que ainda não se recuperaram da crise da pandemia de Covid-19.
Haddad destacou que algumas empresas que utilizam os benefícios do Perse não necessitam mais de incentivos, pois entraram em operação após a pandemia, citando dados de faturamento.
Parlamentares apresentaram sugestões para proteger o Perse e evitar abusos, com a equipe encarregada de desenhar essas exclusões e focar em segmentos que ainda necessitam de apoio. Fernando Haddad, disse que o governo federal vai encaminhar um projeto de lei para criar uma versão mais enxuta do programa.
-
Economia3 dias agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
Sem categoria4 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
INSS24 horas ago13º do INSS em novembro: veja quem recebe e as datas de pagamento
-
INSS3 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
MEI2 dias agoSuper MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil
-
Fique Sabendo3 dias agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
Estudo e Educação2 dias agoEnem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova
-
MEI4 dias agoReceita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.