Chamadas
Quantos meses preciso contribuir para ter direito ao salário-maternidade?
O salário-maternidade trata-se de um benefício previdenciário pago pelo INSS aos segurados que precisam se afastar do trabalho por decorrência do nascimento de um filho, abordo não criminoso, fetos natimortos, guarda para fins de adoção, ou ainda, por adoção propriamente dita.
Quem concede o benefício é o INSS que garante um auxílio financeiro para que os segurados possam se ausentar do trabalho sem que o mesmo seja prejudicado financeiramente.
Contribuição e o salário maternidade

Caso o segurado trabalhe de carteira assinada não é necessário comprovar uma quantidade mínima de contribuição ao INSS, pois nesse caso o trabalhador já garante direito ao salário-maternidade.
Contudo, se a pessoa que for solicitar o benefício seja autônoma (contribuinte individual) neste caso sim, será necessário cumprir um número mínimo de meses para ter acesso ao benefício.
Já para o caso de quem não está contribuindo para o INSS, será preciso comprovar um período de contribuição de 10 meses anteriormente ao parto, ou seja, será necessário comprovar que antes de engravidar já era segurada do INSS.
O período de 10 meses será reduzido pela metade para trabalhadores que eram seguradas do INSS mas que devido a algum motivo perderam a condição, ou seja, para esse tipo de situação será necessário a comprovação de apenas 5 meses de contribuição antes da data do parto.
Fique atento! Em ambos os cenários os casos essa carência deverá ser reduzida em caso de parto antecipado, caso ocorra um parto com 7 meses de gestação por exemplo, devendo assim ser reduzida da carência exigida em 2 meses.
Exemplo: Caso o bebê venha a nascer 2 meses antes do previsto, será necessário comprovar 8 meses de contribuição e não mais 10 meses.
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Sem categoria3 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Economia1 dia agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
MEI2 dias agoReceita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
INSS2 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
Fique Sabendo1 dia agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
Contabilidade2 dias agoReceita Federal alerta para o prazo final de adesão à transação tributária
-
Receita Federal4 dias agoReceita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Reforma Tributária9 horas agoSPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.