Connect with us

Economia

Previsões do mercado para inflação e juros: o que diz o Focus da semana

Autor: Mariana Freitas

Publicado em

Boletim Focus / imagem: freepik

Foi divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central (BC) o Boletim Focus, uma pesquisa que apresenta as expectativas acerca dos principais indicadores econômicos. A estimativa do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou uma queda, passando de 4,55% para 4,46% , alcançando o intervalo da meta de inflação. 

A meta de inflação é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para os próximos anos, as projeções seguem estáveis: 4,2% em 2026, 3,8% em 2027 e 3,5% em 2028.

Mesmo com esse alívio,  a inflação acumulada em 12 meses é de 4,68%, onde ainda se mantém acima do teto da meta, estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). 

>>> Junte-se ao canal do Jornal Contábil no WhatsApp. Clique e siga agora!

Selic

A Selic prossegue definida em 15% neste ano de 2025 e a expectativa é que caia para 12,25% no fim de 2026. Já para os dois anos seguintes (2027 e 2028), a previsão é de que seja reduzida ainda mais, alcançando 10,5% e 10% respectivamente.

Apesar disso, os analistas não descartam a possibilidade de um novo aumento na taxa de juros caso necessário. O BC reforçou que o momento é de cautela, especialmente diante das decisões de política monetária nos Estados Unidos.

A Selic elevada ainda tem impacto no dia a dia. Com o crédito caro, famílias tendem a consumir menos e empresas adiam investimentos, o que desacelera a atividade econômica.

PIB

A estimativa para o Produto Interno Bruto permaneceu em 2,16% neste ano de 2025. Enquanto, para os anos seguintes as expectativas são:

  • Projeção de 1,78% para 2026;
  • Projeção de 1,88% para 2027; 
  • Projeção de 2% para 2028. 

A economia brasileira cresceu 0,4% no segundo trimestre do ano, em especial devido ao crescimento na área de serviços e indústria. 

O cenário atual se mostra de cautela. A política fiscal, o comportamento do câmbio e as decisões do Federal Reserve devem continuar influenciando as próximas leituras do Focus. Por ora, o mercado mantém uma visão cautelosa, mas com sinais de que o processo de desinflação segue no caminho esperado.

>>> Leia mais em Economia

Leia também:

Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil